O Sudoeste do Paraná deverá ter um salto logístico nos próximos anos com a continuação das obras do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916). O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (16) a ordem de serviço para o Lote 2 da rodovia, que ligará a PR-493 à PRC-158 em uma extensão de 14,34 quilômetros. O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 148,9 milhões.

?Essa é uma obra que complementa a primeira fase já entregue para Pato Branco e agora avança com a segunda etapa, criando um novo vetor de desenvolvimento para a cidade. Com o contorno completo, vamos reduzir os transtornos causados pelo tráfego de caminhões dentro da área urbana e garantir mais eficiência logística para as indústrias locais e da região?, afirmou Ratinho Junior.

?Desde a entrega da primeira fase, já percebemos a instalação de novas indústrias na cidade, justamente pela melhoria na logística. Essa continuidade vai dar mais comodidade ao cidadão, que terá menos caminhões interferindo no trânsito do dia a dia, e também mais agilidade para o transporte de cargas?, acrescentou o governador. A primeira etapa foi entregue em 2021.

A obra foi licitada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), órgão que também ficará responsável pela administração e fiscalização de todos os serviços. A autarquia é vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil).

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a obra atende a uma demanda histórica da população de Pato Branco e de municípios vizinhos. ?O Sudoeste precisava de uma obra como essa, que entrega segurança e qualidade para motoristas e moradores. Essa nova etapa do contorno é mais um exemplo do compromisso do Governo do Paraná com o desenvolvimento regional e com uma infraestrutura à altura do potencial do nosso Estado?, completou.

Para o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, o novo contorno é a garantia da integração do município, cuja população aumenta rapidamente. ?Pato Branco cresceu muito nos últimos anos e que conta atualmente com mais de 20 mil moradores do lado Oeste, que estavam praticamente isolados por uma verdadeira muralha que era a rodovia. O Contorno Noroeste vai tirar o tráfego pesado da área urbana e permitir que a cidade possa se integrar e se desenvolver com mais mobilidade, segurança e qualidade de vida à população?, afirmou.